20 de Novembro de 2011: Morreu Sergio Scaglietti
Sergio Scaglietti era um talento natural, que fazia os automóveis "com as mãos e com os olhos", como ele próprio gostava de dizer. Morreu aos 91 anos depois de uma vida recheada de obras de arte sobre rodas...
Depois dos anos conturbados da II Guerra Mundial, a região de Emilia Romagna assistiu à explosão da indústria automóvel – um fenómeno que pode ser comparado ao vivido em Silicon Valley no último quartel do século XX. Foi aí que Enzo Ferrari logrou abrir a sua marca em 1947, na mesma altura em que Sergio Scaglietti se estabelecia como carroçador.
A paixão pelos automóveis era comum aos dois homens e as suas actividades eram complementares. A nova marca necessitava de quem construísse as carroçarias para os seus modelos de competição, tal como para aqueles que produzia para os clientes que começavam a afluir a Maranello. E o carroçador podia realizá-las.
Como se conheciam, a aproximação acabou por ser natural e daí nasceu uma forte amizade. É certo que o nome de Sergio Scaglietti não tem o peso mediático de Pininfarina, que é imediatamente associado ao da Ferrari, mas isso não impediu que tivesse estado intimamente ligado a alguns dos modelos mais famosos da marca, como o 500 Mondial, o 750 Monza, o 250 SWB, o 250 TR ou o 250 GT/L, para já não falar do 275 GTB, do Dino 308 GT/4 e do 365 GTB/4 Daytona – citando apenas alguns dos mais famosos.
A morte de Enzo em 1988 não beliscou as relações entre o velho carroçador e a marca, que em 2004 o homenageou com o lançamento do Ferrari 612 Scaglietti, num ano em que a Universidade de Florença e o Museu Torrini lhe atribuíram o prémio "Arte e Tecnologia". Foram gestos de reconhecimento para um homem que foi "um dos melhores amigos do meu pai", como referiu Piero Lardi Ferrari, que evocou essa relação após a morte de Sergio Scaglietti aos 91 anos de idade.